quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Modena

O maestro Luciano Pavarotti era sócio do Europa 92

Modena é a cidade italiana famosa pelo aceto balsâmico. Ontem tive o privilégio de participar de um jantar com o chef Fernando Patano, do Ristorante Europa 92. Eles estão fazendo um tour pelo Brasil para divulgar a região, a gastronomia local e os vinhos. Ah, o jantar era harmonizado com vinhos italianos. A importadora Porto a Porto está de parabéns pela iniciativa. Poder ver de perto o que estão fazendo na Itália, é de extrema importância para um chef de cozinha. Claro, viajar e estar no local de origem, no território, é o ápice da experiência. Entretanto, o ápice da comodidade é ter um jantar de sonhos a menos de dois quilometros de sua casa.

A entrada do chef foi genial. Um flan de queijo pecorino com creme de ervilhas e presunto cru crocante. Fiquei paralisado, simplesmente delicioso. Agora fica aquela expectativa, será que ele surpreenderá novamente? Em seguida veio uma massa com tomate cereja, alcaparras e azeitonas. Sabores típicos italianos. Acontece que ao lado da pastaciutta estava uma camada de ricota quente de búfula. E isso foi uma das coisas mais maravilhosas que comi ultimamente. Ok, ele manteve o mesmo nível, alto, diga-se de passagem.

O prato principal parecia simples: filé ao molho de parmesão com toque de aceto balsâmico e batata rosti. O filé no ponto que eu gosto, mal passado, sem estar sangrando execivamente, e o molho era um manjar. E o toque de balsâmico deu uma acidez na medida.

Mas o improvável aconteceu. Após uma apresentação de luxo, o chef deu uma leve escorregada na sobremesa, uma torta de tiramisú, desenvolvida com o maestro Luciano Pavarotti. Sempre tive na minha lembrança uma sobremesa leve, mas o creme de mascarpone estava numa textura que parecia uma creme patissier. Longe de estar ruim, pois comi tudo, mas perto dos outros pratos esse foi o que menos se destacou.

A harmonização da noite ficou por conta do vinho tinto Brunello di Montalcino - Camigliano com o filé ao molho de parmesão. Irretocável.

P.S. Caso entrem no site, não deixem de ver o guest book.

2 comentários:

  1. Felippe,
    Convite feito, convite aceito! Olha eu, aterrizando aqui, em su casa!
    E já de queixo caído, com esse post!
    Que maravilha! Que sortudo, você. De ter o privilégio de uma jantar desses. Agora estou entendendo o seu comment no Fcbk, sobre a culinária inesquecível do Patano...
    Bem bacana teu blog! E agora estou entendendo também tudo que os meninos Dstmpds falaram do jantar harmonizado, que você preparou no Espaço Milantino (aquele bobó de camarão desrespeitoso...rsrs).
    E com esse meu comment loooongo, você também nunca esquecerá de mim, e de minha verborragia. hahaha.
    Parabéns, voltarei (pra seu desespero).
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ligia, adoro seus comentários nos Destemps, então posso dizer que é uma honra tê-la por aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir