sábado, 27 de fevereiro de 2010

Uruguaiana

O poeta e a ovelha

Ando muito curioso pra ir à Uruguaiana. Conheço diversos países e a maioria das capitais do Brasil, mas nunca visitei nossos pagos. Não me pergunte porque Uruguaiana, mas cismei que queria ir pra lá e estou bem perto de fazer essa viagem

Digo isso com tanta certeza porque conheci um casal muito bacana durante minhas férias no Rosa, o poeta Tukano Netto e sua esposa Andréia. O Tukano é uma pessoa extraordinária e um grande gourmet. Disse que a região é carente de bons lugares para comer e colocou a maior pilha para ir lá e fazer alguma oficina, aula e jantares.

Quando perguntei qual era o produto local mais famoso de Uruguaiana, não titubeou: ovelha. É carne e carne. Segundo ele, os produtos agrícolas chegaram muito depois na região e a ovelha é o produto local mais consumido, disparado.

Pra mostrar que não estava de lero lero, o Tukano conseguiu uma paleta e assou com maestria! Perfeita, no ponto e muito saborosa. A noite era hora do poeta cantar e tocar seu violão, ao lado dos seus primos Nico e Fábio.

A tradição da fronteira montou um posto avançado no Rosa Norte, e durante alguns dias, pude sentir o gosto e as raízes de nosso estado.

2 comentários:

  1. Então será bem vindo, e desde já sabendo que aqui vai comer uma marvilhosa carne de ovelha e como diz o gaúchada daqui é de engraxar os bigode , hshahshahs

    ResponderExcluir
  2. Oi Lidiane, sempre fui fã da ovelha. Então, não vejo a hora de chegar na tua terra e engraxar meu bigode...rsrs

    ResponderExcluir