segunda-feira, 6 de junho de 2011

Queijo

Wanted! Outlaw cheese...

Sempre tive curiosidade como se faz um bom queijo. Não só a receita me interessa e sim a sua história. Cada país tem seus queijos e seu povo zelam por eles com unhas e dentes.

Aqui no Brasil temos o estado de Minas Gerais como o mais importante produtor de queijos. Ali o queijo é levado a sério. O mineiro preza pela tradição e são reconhecidos nacionalmente pela excelência de seus produtos.

Eu li em 2009 uma matéria na revista Superintessante que dissecava o tema queijo. Como sempre a revista matou a pau e fez uma bela reportagem. (clique aqui pra ler na íntegra)

Segundo o texto, o verdadeiro queijo pode estar com os dias contados, devido a sanções do governo norte-americano que baixou uma lei aonde só entra no país queijos pasteurizados. Isso quer dizer que queijos feito com leite cru serão considerados contrabando.

Delícias como o Camembert está proibido de entrar nos EUA. Pra piorar, a tendência é que outros países sigam essa norma.

Em breve, se a situação continuar assim, comeremos queijo sem queijo.

3 comentários:

  1. Em minas mesmo os queijos precisam sem com leite pasteurizado, assim como aqui no RS. É lei! Logo que comecei a fazer nosso queijo eu pasteurizava, depois deixei de lado. Mas, é isso, o queijo nosso de cada dia aqui em casa é clandestino!

    ResponderExcluir
  2. Temos na nossa serra queijo com leite cru, como vc deve saber. É necessário criar um selo, aonde estes fabricantes artesanais não desapareçam para sempre...

    ResponderExcluir
  3. Que tristeza! Espero que não aconteça isso por aqui. Além do camembert, gosto muito do massdam e do brie.

    Abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir