sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bar ou boteco

Eduardo Maya, o grande Pai

Segunda-feira que passou tivemos aula com o Eduardo Maya na Perestroika. Ele é o fundador do mega evento Comida di Buteco e idealizador do Boteco Bohemia. Ambos tem em comum alavancar a cultura esquecida desta instituição genuinamente brasileira: o boteco. Mas como fazer isso?

A idéia de Maya parece banal, mas foi genial. Eleger o melhor petisco de botecos selecionados previamente por ele, que tivesse o perfil. Mas qual a diferença entre bar e boteco?

Vamos lá então. Segundo Maya, boteco é um estabelecimento familiar, aonde os proprietários exercem praticamente todas funções operacionais. O pai está no caixa, a mãe está na cozinha preparando petiscos e os filhos atendendo os clientes.

Já o bar, é uma empresa que tem gerente, cozinheiros, garçons e etc. O boteco tem um quê de romantismo, o bar é um negócio. O Comida di Buteco conseguiu fazer com que os locais selecionados triplicassem sua renda. Isso gerou um boom neste segmento, alavancando a vida de famílias que estavam desacreditadas em seu pequeno boteco.

A história de Maya é emocionante. Transformou a vida de pessoas humildes, dando condições de crescer honestamente, fazendo o que mais sabem, servir com alegria e fazer petiscos deliciosos. Em Belo Horizonte ganhou o apelido de Pai. Justa homenagem para um carioca que adotou Minas Gerais como sua casa e que tem um orgulho danado de descobrir lugares pacatos e longe do mainstream.

Foto: Beto Eterovick

2 comentários:

  1. Muito bacana este post, Sica! É bom saber a diferença... Adorei! E PARABÉNS para o "PAI", pelo lindo projeto!!! beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, o Eduardo Maya tem uma história muito bacana. Conseguiu resgatar o nosso boteco e levantar a auto-estima de um monte de gente. Fico contente que vc curtiu! bjs

    ResponderExcluir