Aprender mais e aprofundar-se em certas questões da gastronomia deveria ser o caminho natural dos cozinheiros e chefs que levam a sério sua profissão. Arranjar tempo e, muitas vezes dinheiro, para realizar esse desejo, torna essa missão quase impossível.
Aqui no Brasil, apesar da avalanche de cursos que abrem em todas cidades, temos poucos que estão habilitados e oferecem cursos de especialização e mestrado. Pra ser sincero, fiz um google e me deparei com quase nenhuma oferta.
Por que será? Talvez a Universidade ou Curso Técnico tenha que fazer um investimento alto em equipamentos e corpo docente para que o curso tenha qualidade e seja reconhecido pelos profissionais e mídia especializada. Isso se refletirá no valor final do curso. Certamente uma grande quantia, que poucos poderão pagar.
A solução está em sair do Brasil e buscar em países como Estados Unidos, França, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Itália e Canadá essa especialização e de quebra experiência internacional e aquisição de uma língua estrangeira.
Sonho? Penso que estou mais próximo de ir ao exterior e fazer um curso/intercâmbio do que aqui, dentro do meu país. Sigo pesquisando cursos de pós-graduação no French Culinary Institute (FCI), Culinary Institute of America (CIA), ambos em NY, e também na Le Cordon Bleu, que possui sede na Europa e Austrália, entre outros.
Quando eu tiver mais informações, posto aqui pra vocês.
Fui la!! Baita escola!! Eles tem ate programa de TV la em NY.
ResponderExcluirE o restaurante.... hummm que comida boa! e mais um 'segredo' eh muito barato!! Three Course Meal no Soho em NYC por U$28 com uma taca de vinho!??? Ta ai a dica pra quem for a NY!
Que show Cesar, deve ter sido uma bela experiência conhecer a escola e o restaurante. Anotado a dica! Abraço
ResponderExcluirTu sabe que essa é uma pensamento constante que tenho... querer se especializar em técnica e em gestão voltados para gastronomia, mas pouco se encontra por aqui, na verdade na área de pós só o senac/sp tem alguma coisa legal, pelo menos que eu tenha ouvido falar. Mas entre ir pra SP e ter uma experiência no exterior, talvez a segunda opção seja mais interessante, não acha?
ResponderExcluir...mais uma coisa, o Le Cordon Bleu na Austrália não tem boa fama por lá, fica a dica.
ResponderExcluirÉ Clarissa, espero que nossas instituições abram os olhos e comecem a ofertar cursos de pós e mestrado de qualidade.
ResponderExcluirUma pena saber que a LCB AUS tem má fama, logo eles que são tidos como benchmark...
Abraço
Talvez não seja necessário ir até o exterior para estudar no LCB...Em breve, na Cidade Maravilhosa! :-)
ResponderExcluirhttp://vejario.abril.com.br/especial/reportagens/andre-cointreau-632254.shtml?fb_comment_id=fbc_10150219655575936_16708638_10150220098070936#faa6573f04b9ba
Grande abraço, Chef!
Otto
Olá!
ResponderExcluirA PUC-Campinas está com inscrições abertas até 26 de julho para os cursos de Especialização.
Acesse ao site para mais informações:
http://www.puc-campinas.edu.br/pos/lato/curso.aspx?id=36
Se você está pensando em mudar de instituição de ensino, veja quais os procedimentos para se transferir:
http://www.puc-campinas.edu.br/servicos/transferencias.asp
Oi Otto! Demoro pra chegar... Boas novas mesmo. lembro q a LCB estava pra abrir uma unidade em Brasília em parceria com a UNB.
ResponderExcluirEm breve tenho novidades sobre esse assunto!
Abração
Rafael, seu link dava para um curso de enfermagem... É isso mesmo?
Com certeza os cursos tem custo muito alto e e muitas vezes pecam pela falta de Qualidade, dinamismo e disciplina
ResponderExcluirChef Giovani Rollo
É Rollo, encontrar um curso que tenha um bom custo benefício aliado a qualidade pode ser uma bom caminho pra quem quer iniciar. Esse perfil é a escola do Senac, que sempre recomendo.
ResponderExcluirAbraço