terça-feira, 7 de junho de 2011

Educação Alimentar

Pitanga colhida no quintal da escola Amigos do Verde

Em outro post comentei sobre o fato de que a Educação Alimentar ainda não faz parte de todas as escolas. As redes sociais é um excelente termômetro para ter um retorno sobre algum assunto. Larguei esse post no facebook, e uma amiga relatou o que está acontecendo no colégio da filha dela.

No colégio São Judas Tadeu ela teve que anotar todas as refeições durante uma semana para refletir conforme a pirâmide alimentar. Além disso, assistiram o documentário Super Size Me que narra as malezas de se alimentar diariamente no Mc Donald's. Após esse projeto, mudou os hábitos alimentares.

A escola Amigos do Verde, também na capital, trata a natureza com muito respeito. O colégio segue a linha naturalista e tem como um dos pilares a Alimentação Consciente, onde incentiva hábitos saudáveis através dos lanches e de aulas de culinária.

Enfim, temos que enaltecer esses exemplos e exigir que as outras escolas tomem providências em relação a este assunto.

6 comentários:

  1. Felippe isso me toca o coração...sobretudo porque fui criada chegando em casa trocando a roupa do colégio e partindo para minhas colheitas de pitangas, ariticuns(acho q é primo da fruta do condi), flores comestíveis, ameixa japonesa, goiaba do mato...assim eram os nomes dados por nós...na época...fico muito feliz q existam pessoas tão engajadas qto nós em cultivar essas experiências de vida e valorizar hábitos saudáveis...parabéns por focares tua luz nessa direção Felippe...e influenciar pessoas. Zelda Dal'Molin

    ResponderExcluir
  2. Oi Zelda, a idéia é resgatar esses valores, que parece que ficaram esquecidos... Conto contigo pra ajudar a espalhar essa semente! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Felippe
    Concordo contigo. Queria muito que outras escolas tb incentivassem os hábitos saudáveis. São raras as que abraçam a causa.
    abs
    Alexandra

    ResponderExcluir
  4. Oi Alex! Estou mexendo na montanha pra que uma pequena bola de neve torne-se uma avalanche...
    Precisamos mudar a consciência coletiva e dando o exemplo em casa é a melhor maneira. A escola ajuda muito neste processo, as públicas tem força maior, pois tem a hora sagrada da merenda, e se essa merenda for pensada nesses moldes q estamos debatendo será um bom início. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Acabei de fazer uma breve pesquisa para uma feira de pesquisa com produtores rurais orgânicos e restaurantes de POA/Viamão que me confirmou algumas respostas que eu já sabia e me trouxe outras novas... e muitas novas perguntas. O que fica cada dia mais claro é que o que mais precisamos é educação/conscientização. Fiz um dia de aula e práticas aqui no sítio com uma turma de alunos do curso de cozinheiro básico do SENAC. Foi muito legal! Foi extra classe, mas foi uma iniciativa de uma professora e no fim vieram, além dos alunos, 03 professores. Devagarinho muitas bolas de neve rolam por ai. Caso queiras ver, coloco aqui o link que publiquei da visita:
    http://aformadeforma.blogspot.com/2011/06/desco-o-comeco-do-curso-de-cozinheiro.html
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Acredito que as coisas estão mudando, devagar, mas com consistência. Adorei seu post, parabéns!

    Bjs

    Felippe

    ResponderExcluir