quarta-feira, 27 de abril de 2011

Café em NY

Porque estilo é fundamental

As possibilidades em café e principalmente barismo, são infinitas. Há todo momento surgem novas tendências e técnicas com resultados diferentes. Recentemente estive nos Estados Unidos, Nova Iorque, na busca de atualizações e graças a deus confirmações, por coincidência bem no momento em que estava acontecendo o campeonato americano de barista, regional do nordeste.

Visitei algumas indicações, inclusive do chef Sica. Aí vão algumas dicas:

Próximo ao evento, entre Meatpacking e West Village, tomei um excelente cappuccino no Kava café. Alias essa foi a maior diferença que constatei, a qualidade do leite deles. No térreo do Ace Hotel , indicação da barista Silvia Magalhães, visitamos o Stumptown Coffee, o melhor espresso que tomei na viagem. O lugar foi concebido pelo mesmo escritório de arquitetura que projetou o próprio hotel e por coincidência o Kava Café também, Roman & Williams. O ambiente por si só vale a visita.

Além dessas duas dicas, vale indicar o Roasting Plant Coffee Company, cafeteria onde os grãos percorrem todo o caminho de um silo para o torrador, de volta para o silo e dali para as máquinas de espresso, automaticamente e em tubulações transparentes. O espetáculo é bem legal, o café nem tanto.

A viagem foi muito importante para confirmar que estamos no caminho certo. Todas as principais operações usavam máquinas La Marzocco, assim como nós. E as técnicas de extração de espressos e preparo de cappuccinos são muito parecidas.

Acho que temos ainda uma vantagem em relação a eles, o café brasileiro. Nenhuma dessas operações utilizava grãos do nosso pais. Perguntei ao barista da Stumptown e ele disse que é difícil comprar pequenos lotes daqui. Não acho difícil e com certeza temos cafés no Brasil de altíssima qualidade e com muita diversidade.

Arsenal do barista

Good coffee!

Por: Clovis Althaus



2 comentários:

  1. Adoro os posts do Clovis!!! É bacana ler uma pessoa que sabe e gosta do que faz!!! Por isso o café do mercado é tão maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  2. O Clovis sabe tudo de café. É meu mentor e professor nesse assunto! bjs

    ResponderExcluir