segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vinho no verão

Muito mais que gentil

É fato que na mais quente estação do ano a bebida preferida dos brasileiros é a cerveja, e ponto final. Se o consumo de vinho no país beira o ridículo imagina durante o verão. Retroceder, nunca. Desistir, jamais. Vinho branco nem sequer faz parte das adegas de amigos que gostam de vinho. Fico pensando, o que passa com o vinho branco? Porque tanto desprezo e falta de consideração?

Pode ser que seja frutado em demasia, ou na maioria das vezes servido na temperatura errada. Ou quem sabe é doce para o paladar? "Mais vale dez latinhas de cerveja do que uma garrafa de vinho de 18 reais", preço médio dos brancos nacionais encontrados em supermercado, já diria aquele fanfarrão.

Gostos à parte, acho que a resposta é um pouco de cada item citado acima. Pessoalmente, o que me incomoda é a temperatura, normalmente acima dos 9º. O ideal é de 7 a 9º. A solução encontrada: um balde de gelo. Acontece que esse gelo derrete cedo, lembrem-se, é verão. Aquele impaciente colocará uma pedra de gelo no copo, acabando de vez com qualquer chance do vinho ser bom e mostrar suas qualidades.

Quem participou da última aula de enogastronomia teve o prazer de degustar um branco da região francesa da Alsácia, conhecida pela excelência em seus vinhos brancos. Alemães são outros mestres em trabalhar com castas de branco e produzem vinhos excepcionais.

Torço para que os vinhos brancos e também os rosés ganhem seu lugar ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário