sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fish and chips

The Lost Coast

Fish and chips ou em bom português peixe e batata frita é um clássico inglês, muito apreciado também na Califórnia. De San Diego a Eureka são cerca de 12 horas de viagem. Essa pequena cidadezinha no norte do estado fica perto do Oregon e é muito diferente do resto da costa. Praias selvagens, florestas densas e ar puro, a antítese do sonho californiano.

Quando chegamos em San Francisco, uma parada para o almoço me fez refletir que este é o último lugar onde pode-se encontrar um pouco de paz, onde a vida realmente tem outra velocidade, mesmo num estado cosmopolita como a Califórnia.

Mais uma vez o meu guia nessa aventura foi meu amigo Jeff, que simplesmente ama lugares onde a pressa foi esquecida, a natureza e altas ondas. Sim, a intenção da viagem era surfar a onda de Shelter Cove, na chamada Lost Coast. Fiz um rápido raciocinio em relação a temperatura da água antes de fazer as malas, e cheguei a conclusão que seria a mais fria da minha vida até então, mesmo sendo no verão.

Ficamos acomodados num rancho de um amigo do Jeff. Tomamos um café da manhã de cinema em um silêncio ensurdecedor. Agora era arrumar a mochila e partir para Shelter Cove. Na chegada fiquei abismado com a beleza do local. Natureza nua e crua, pouco comércio e uma imensidão azul de oceano pacífico. A areia preta me lembrou Espírito Santo, mas a água passava longe dos capixabas.

O surf estava pequeno, com ondas perfeitas e congelantes. O bom é que estava apenas eu e o Jeff. Passamos o dia na praia, curtindo aquele visual, ora conversando ora em silêncio. Quando olhamos o relógio já era oito da noite, mas o sol não arredava o pé. O corpo cansado pedia uma bela refeição antes de ir ao leito.

O que comer? Uma taberna perto do penhasco com ar de filme de terror dava um clima de suspense. A fome agora era grande e rapidamente olhei o cardápio e vi o que ficaria pronto primeiro. Sem hesitar nos olhamos e pedimos numa só voz: fish and chips.

Após a segunda porção e meia dúzia de cerveja o olhar mirava o horizonte. Era quase dez da noite e sol insistia em não se pôr. Olhei ao redor e fiquei feliz de estar ali. Tão longe de tudo, porém, perto de mim mesmo, na mais pura essência.

Naquele momento, se me perguntassem qual a melhor comida que já provei, a resposta seria, com certeza, fish and chips.

Nenhum comentário:

Postar um comentário