quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Como afiar uma faca

Uma das maiores dificuldades para o cozinheiro iniciante e para os amantes da boa mesa que se aventuram pelas panelas, é afiar bem uma faca. Já foi dito que faca afiada significa trabalho bem feito, cortes com precisão e ganho em tempo.

Olhando vídeos do Gordon Ramsay e do canal do Jamie Oliver no youtube, fiquei chocado ao ver eles afiando a faca com uma chaira. Deixaram a bola picando e nos comentários várias pessoas esclareceram a diferença de chairar e afiar. A primeira mantém o fio após ela ser afiada propriamente numa pedra molhada, de preferência japonesa.

Penso que o melhor jeito de aprender é olhar e fazer você mesmo. Eu aprendi com uma amigo que trabalha com cozinha japonesa e é um exímio afiador de facas. Para ilustrar com mais precisão sobre o assunto achei um vídeo que ajudará a dar aquele fio na sua faca cega.

O vídeo não tem áudio, mas dá pra ver direitinho os movimentos que ele faz para afiar a faca. Penso que o primeiro passo é adquirir uma boa pedra molhada. Essas que são vendidas por aí destroem a lâmina da faca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário