segunda-feira, 14 de março de 2011

Estilo slow food


Não sou filiado ao Slow Food, mesmo assim coloco em prática seus ideais na minha vida, sempre que posso. Fazer do slow food um estilo de vida é muito legal e saudável. Nas grandes cidades é praticamente impossível conseguir isso em sua essência e plenitude.

Fui entrevistado para a revista Lopes, que aborda esse tema em sua última edição. Minha resposta foi que as pessoas poderiam ter em suas vidas momentos de slow food, diariamente. Mesmo com a correria do dia a dia, é possível em algum momento desacelerar, almoçar com amigos e família, comprar produtos da sua região e respeitar o ciclo da natureza, entre outras coisas.

O stress tão falado por todos pode ser evitado se prestarmos atenção nessas atitudes, que parecem simples, mas fazem uma diferença enorme.

2 comentários:

  1. Felippe
    Vi no FB umas fotos de um evento Slow food que fizeste. Sugiro novamente uma pauta para o teu Blog ou uma pesquisa para ver o conhecimento das pessoas. Que tal: "O que é Slow Food para você?" Isso convidaria as pessoas a refletirem sobre o assunto. Falo disso, pois Slow food como tenho visto, está ligado ao desacelerar, re-encontrar pessoas, ter mais prazer com a alimentação. Ok, mas, sinceramente, acho isso muito superficial em relação ao que o Carlos Petrini nos traz. Slow Food é muito mais amplo e a palavra slow é apenas um contraponto com o fast (que além de fast é extremamente processado e impactante ambientalmente e socialmente). O Slow propõe consumo ético, propõe rede local, propõe o consumidor como co-produtor. Eu não tenho com praticar slow food integralmente comprando verduras no zaffari (alho chinês da gôndola, tomate longa vida paulista em monocultura com agrotóxico, ingredientes atravessando oceanos, impactando ambientalmente). Mesmo os orgânicos do zaffari, que vêm do Paraná em embalagens de isopor... O Slow Food é um eco-movimento, como está no site deles: "uma voz ativa na agricultura e na ecologia". Escrevi um texto sobre slow food no ano passado no meu blog: http://aformadeforma.blogspot.com/2010/11/slow-food-o-que-e-isso.html
    O meu convite aqui é simples: o cutucar para um olhar mais amplo! Além da pesquisa e da pauta, que eventos "Slow Food" integrais? Com tudo o que a filosofia realmente propõe... fica a dica!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Priya, engraçado, antes de ler seu comentário acabei de escrever um post que fala desse outro lado do slow food, de comprar produtos locais, respeitando as estações do ano e incentivando o pequeno produtor. Em outros post e comentários eu já havia mencionado esse outro que o slow food... É um trabalho de conscientização, é a velha história: água mole, pedra dura...

    Abração

    ResponderExcluir